quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O que acontece com o óleo de cozinha depois que ele é jogado na pia?

Por Luana Silva


É muito difícil encontrar alguém que não goste de batata frita e salgadinhos em geral. Mas na maioria das vezes, as pessoas não sabem o que fazerem com o óleo de cozinha que sobra dessas frituras e acabam jogando ele no ralo da pia.

Esse óleo vai sendo acumulado nos encanamentos e vai se solidificando até formar uma pedra capaz de entupir toda rede de esgoto. Os sistemas das empresas que fazem serviços de manutenção nessa área não estão preparados para lidar com o óleo, mas sim com o esgoto.

O óleo, por sua vez, acaba indo parar nos rios. Vários estudos mostram que apenas 1 litro de óleo é o suficiente para poluir UM MILHÃO de litros de água. Um problema grave que afeta não só aquele que jogou o óleo pelo ralo, mas a população em geral.

Além de causar entupimentos, óleo que fica preso nos encanamentos acaba atraindo para as residências insetos peçonhentos como ratos e baratas. Certamente, você já deve ter se deparado com a caixa de gordura de sua casa aberta e sabe bem do que estou falando. Esses insetos podem trazer várias doenças, colocando em risco a saúde de todos. 



Quando ultrapassam os canos, o óleo de cozinha consegue chegar aos rios e por conseqüência ao mar ou a lagos, locais, que na maioria das vezes , habitados por peixes que se intoxicam com essa substância e morrem.

Perceberam como um simples ato pode ocasionar sérios danos?  Atue de forma correta, dê o devido fim ao seu óleo de cozinha. Seja consciente! Juntos, cuidamos melhor do meio ambiente. Clique aqui para saber como doar seu óleo ao UGB Sustentável

0 comentários:

Postar um comentário